quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

O saber da história da música brasileira

HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA

PERÍODO COLONIAL

                                                                                      Por: Prof. Dragão do Mar  

  • Chega a Terra de Vera Cruz, futura Brasil, a esquadra portuguesa comandada por Pedro Álvares Cabral em missão colonizadora. Habitada por indígenas, aproximadamente 2 milhões de habitantes.

  • Inicia-se os primeiros passos para o rumo da construção de músicas brasileiras, neste contexto prioriza a cultura indígena com execuções de solo e coros, desenvolvidos por instrumentos como a flauta, apitos, cornetas, chocalhos, varetas e tambores. 

            As primeiras atividades musicais registradas consistem de origem religiosa, pertencentes aos padres jesuítas, que chegaram no Brasil em 1549, após dez anos o cenário já se ascendia à fundação de aldeamentos para índios, chamados de reduções, ambientadas para a educação musical. Um século após as reduções dos Sul do país, fundadas por jesuítas espanhóis, apresentavam exuberância cultural, onde funcionavam valorosos conservatórios musicais, os índios eram competentes na construção de instrumentos como na prática instrumental e vocal, os padrões de estilo de interpretação era  todo embasado no europeu, a musicalização do gentio era acima de tudo catequético.

    1. 1538 - A economia e o centro das decisões políticas estavam na região nordeste, mais precisamente na Bahia e no Pernambuco, têm inicio ao Ciclo da cana-de-açúcar (1535) e a Escravatura (1538), chega os primeiros grupos de escravos oriundos da África, trazendo suas culturas, músicas e danças, passamos a conhecer os ritmos afros como os do candomblé. Há predomínio da música religiosa e doméstica, quais sincronizam aos cânticos dos negros, entoados nas senzalas, quanto aos brancos da casa grande cantavam hinos religiosos cristãos católicos e cantos europeu.


    Apostila do curso História da Música Brasileira 

      INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA MÚSICA (ERUDITA) NO BRASIL. pdf.

  • Instituto de Artes da UNESP - Por: Paulo Castagna
Link para ler a apostila.

Fonte de pesquisa:

Apostila do curso de história da música brasileira, por: Paulo Castagna. c. [s.d] Disponível em:<https://labmus.emac.ufg.br/up/988/o/CASTAGNA_Paulo._Apostilas_do_curso_de_Hi.pdf>acesso em: 20/12/2014, às 23h33

Youblisher c. [s.d] Disponível em:<http://www.youblisher.com/p/844000-Censo-100-anos-do-Samba-Paulistano/,>acesso em: 20/12/2014, às 21h14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organização Política nos Regimes Regenciais.

                                                                                                                                 F...